A Associação Milho D'Oiro de Gavão, em Famalicão, organizou uma iniciativa denominada de "Faz o teu livro feliz". O objectivo foi recolher o maior número de livros possível para distribuir pelas crianças carenciadas da Guiné Bissau.
Oitocentos quilos de livros e material escolar foram o resultado final desta iniciativa o que, para Sérgio Marques , presidente da colectividade, é uma grande satisfação. Segundo a associação chegaram livros de todos os pontos do país.
De acordo com Milho D'Oiro prentendia-se também dar uma "componente pedagógica" à iniciativa mostrando às crianças e pais que também se pode fazer um livro feliz se lhe for dada utilidade.
Segundo Walter Teixeira, que representou o Cônsul da Guiné Bissau, no Porto, na cerimónia de entrega do material, "a língua portuguesa não está perdida na Guiné Bissau e é importante alertar as autoridades para que seja feita alguma coisa".
Walter Teixeira acrescenta ainda que as autoridades guineenses "estão sensíveis" a este tipo de colaboração uma vez que existem "grandes laços" afectivos entre os dois países.
Esta iniciativa decorre no âmbito do protocolo de colaboração que a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), que procedeu também à recolha, tem com a sua homóloga na Guiné.
São de louvar estas iniciativas, as quais esperamos que tenham vários seguidores, uma vez que qualquer ajuda é bem-vinda.
Sem comentários:
Enviar um comentário