terça-feira, janeiro 23, 2007

Telemóveis são viciantes

90 minutos com o telemóvel ou a internet desligados é o tempo suficiente para provocar a ansiedade a um grande número de pessoas. Esta foi uma conclusão tirada de um estudo da Universidade de Florida, nos Estados Unidos, avançou, anteontem, o Jornal de Notícias.
Os telemóveis e as agendas electrónicas, cujo intuito é facilitar a vida das pessoas, está, pelo contrário, a dificultá-la. Segundo o mesmo estudo, o problema está no facto de as pessoas não terem noção da altura em que devem desligar os seus aparelhos de comunicação.
Este estudo enfatiza o número cada vez maior de pessoas que, vendo-se obrigadas a desligar o seu telemóvel, sofrem de estados de ansiedade. Assim como, caso se esqueçam deste em casa, tiram um menor partido da actividade que estiverem a exercer. A psiquiatra Lisa Merlo, professora da Universidade de Florida, destaca que "não se trata de quanto tempo passamos a falar ao telemóvel, o que é igualmente um problema, mas da necessidade de estarmos conectados para saber o que se passa e permanecermos disponíveis". "Esta é uma das características do vício dos telemóveis", acrescenta ainda Merlo, assegurando que este é diferente dos vícios do álcool, drogas ou jogo, mas que é dificíl saber exactamente qual a problemática destes aparelhos de comunicação. Imagem: http://www.agrup-eb23-amarante.rcts.pt/abelhudo_saude_telemoveis.jpg

Sem comentários: