Portugal é o nono país mais pacífico do mundo, de acordo com uma tabela publicada hoje. A Noruega lidera esta lista, enquanto o Iraque surge na última posição e os 95 países estão à frente dos Estados Unidos.
O filantropo australiano Steve Killelea foi quem elaborou o Global Peace Index, o qual agrupa 121 países. Esta lista foi produzida para o The Economist Intelligence Unit, o centro de investigação associado à revista britânica "The Economist". Segundo o Público, a violência, o crime organizado e as verbas que cada nação destina às forças militares foram três dos 24 factores que constaram na tabela. Os rendimentos dos cidadãos e o seu nível de educação foram também determinantes no lugar que cada país ocupa no "ranking". Esta produção contou com o apoio de personalidades como os prémios Nobel da Paz Dalai Lama, Desmond Tuto e Jimmy Carter.
A Europa está em maioria nos grupo dos 10 países mais seguros. Este estudo realça que os países de pequena dimensão e integrados em blocos regionais como a União Europeia encontram-se entre os mais tranquilos.
O "top ten" é liderado pela Noruega e seguem-se na tabela países como a Nova Zelândia, a Dinamarca, a Irlanda, o Japão, a Finlândia, a Suécia, o Canadá, Portugal e Áustria.
O Iraque é considerado o mais perigoso, estando à frente do Sudão, Israel, Rússia, Nigéria, Colômbia, Paquistão, Líbano e Costa do Marfim. Angola surge é o 10º país mais perigoso do mundo nesta tabela.