Comemora-se amanhã o Dia Mundial sem Tabaco. De forma a marcar este dia as fármácias e as unidades de saúde, um pouco por todo o páis, vão criar a "Zona de Fumadores" para ajudar as pessoas a combater o vício. Em Portugal vai ser levada a cabo uma campanha dirigida aos fumadores que queiram acabar com o vício.
Esta iniciativa terá lugar nas unidades de saúde por todo o país, nas quais haverá um reforço da acção médica e onde será possível receber apoio, tratamentoe o seguimento deste. Nas fármácias a iniciativa é diferente. Cada farmácia terá um espaço reservado, "Zona de Fumadores", ao atendimento prioritário com informação especializada de motivação e apoio aos fumadores. No decorrer deste dia, os fumadores terão ainda oportunidade de, através de rastreios, medir o nível de monóxido de carbono no ar que expiram, sendo posteriormente dirigidos para uma consulta de cessação tabágica na sua zona de residência.
Uma conhecida marca de medicamentos de auxílio ao combate do vício, a Nicorette, assinala o dia com a criação de equipas que vão estar presentes em universidades, hospitais, supermercados de Lisboa, estações de metro com a função de medir os níveis de monóxido de carbono expirados pelos fumadores.
Em Lisboa, o Hospital de Santa Maria, promove durante todo o dia, um encontro com o tema "Ambientes livres do fumo de tabaco". Esta foi também a forma escolhida pelo Conselho de Prevenção do Tabagismo para marcar a efeméride: "Tabaco e Ambiente - Um desafio do futuro" é o tema deste seminário que conta com a participação de várias universidades do norte.
A campanha mundial deste ano pretende chamar a atenção para o o direito a ambientes livres de fumo e a um ar limpo e saudável.
Segundo daos da Organização Mundial de Saúde, a cada oito segundos morre uma pessoa com uma doença relacionada com o tabagismo e, caso este panorama se mantenha, este número poderá duplicar em 2020, chegando a 10 milhões de mortos por ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário