quinta-feira, maio 24, 2007

Genéricos sobem

O mais recente relatório do Infarmed (Instituto da Farmácia e do Medicamento), relativo ao primeiro quadimestre de 2007, revela que o mercado dos medicamentos genéricos está a crescer. Registou-se aumento das vendas em 24,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado, com valores na ordem dos 189.731,050 milhões de euros.
Das 10 substâncias activas que lideram o mercado de venda dos medicamentos genéricos, contam-se os anti-depressivos, medicamentos para a diabetes e, por último, um medicamento para combater o acne.
Na lista do 10 surgem também fármacos de combate a , colesterol, problemas de estômago, cancro da próstata, antibiótico ciprofloxacina e a osteoporose .
O sucesso dos genéricos junto do consumidor tem crescido exponencialmente, devido, por um lado, à campanha de incentivo à sua compra, e por outro, por haver uma oferta mais diversificada no que concerne aos vários tipos de tratamento.
O mercado total de medicamentos correspondeu de Janeiro a Abril último a 1.096.300.862 euros, sem contabilizar os medicamentos não sujeitos a receita vendidos fora das farmácias, o que representou um crescimento de 5,6 por cento, comparativamente a igual período do ano transacto.

Sem comentários: