sábado, junho 02, 2007

Filme "Então é Assim" gera polémica

A RTP2 transmitiu, ontem, na véspera do programa Sociedade Civil, o filme de animação entitulado "Então é Assim" que tinha por objectivo ensinar "tudo o que os mais novos precisam de saber sobre como se fazem os bebés", tal como noticia o JN.
Este filme passou sem aparente polémica, porém a Confederação Nacional das Associações de Família, CNAF, que reúne misericórdias, municípios e associações, o Movimento de Pais, MOVE, opuseram-se à transmissão do filme destinado a crianças com idades compreendidas entre os oito e os 12 anos. Heduíno Gomes, da CNAF, criticou o filme dizendo ao JN que este "sobrepõe a espontaneidade dos instintos à moral, reduzindo o sexo a um conjunto de técnicas".
Por sua vez, a Associação para o Planeamento da Familia (APF) e três dos especialistas convidados pela RTP2 para comentarem o filme. Os sociólogos Fátima Forreta e Pedro Vasconcelos e o psiquiatra Daniel Sampaio consideram que o serviço prestado pela RTP2 "é de louvar".
No Sociedade Civil participou também a psiquiatra Margarida Neto (ex-coordenadora para os assuntos da família) que defendeu posições opostas às dos outros convidados. Ana Líbano Monteiro, do MOVE, afirmou em notícia avançada pelo JN, tratar-se de um filme "com imagens que poderão ferir a intimidade das crianças". Afirmou igualmente que a educação sexual "não se faz em massa", acrescentando que a exposição das posições na relação sexual "pode violentar, sem atingir o que se pretende explicar - o prazer dos pais". Esta opinião foi corroborada por Mary Ann Avillez, formadora em educação sexual e planeamento familiar do Movimento de Defesa da Vida, MDV, que considera que "as cenas das várias mudanças de posição dos pais na relação sexual podem tornar-se violentas por não terem a capacidade de transmitir as emoções e sensações experimentadas realmente"e acrescentando que "a beleza da sexualidade humana ficam empobrecidas quando apresentadas tecnicamente como animação". No entanto considera que a exposição científica é "correcta". Esta formadora defende que, "a verem este tipo de filmes, as crianças deveriam fazê-lo acompanhadas pelos pais".
Tanto Ana Líbano Monteiro como Mary Avillez elogiaram a RTP por ter dado oportunidade aos pais de ver o filme primeiro que os filhos, cabendo-lhes a decisão de os deixar, ou não, ver.
A RTP2 anunciou, durante toda a semana, a transmissão deste filme, dando opotunidade aos pais de votar. O filme "Então é Assim" não vai ser transmitido para aqueles para os quais foi pensado - as crianças.

Sem comentários: