Árvore (Vila do Conde), Arnado (Ponte da Barca), Rio Gadanha (Monção) e Faja (Horta) estão encerradas. A de Vila de Conde foi a que registou piores resultados.
Durante 2006 foram 33 as praias que obtiveram, pelo menos, um mau resultado na análise à água. Matosinhos, Ponte de Lima,Vila do Conde, Machico e Tomar são os concelhos que apresentaram duas praias comresultados insatisfatórios.
São 533 as praias com boa qualidade em Portugal continental. As praias do litoral têm níveis de conformidade maisaltos do que as do interior, já que 90% apresentam bons índices de qualidade, enquanto as interiores são apenas 58% de um universo de 50.
A classificação de qualidade de ouro foi atribuída, na perspectiva da Quercus, às 196 zonas balneares que revelaram, durante cinco anos, sempre bons resultados nas análises da água, tornando-se, assim, mais fiáveis.
A Quercus afirma queas praias continuam sujeitas à poluição. Naorigem das más qualificações estão os problemas de gestão das bacias hodrográficas e falhas no saneamento básico. Contudo, e tendo em conta que 2006 foi um ano de seca os resultados são para a Quercus, conforme veicula o JN, "muito satisfatórios".
Convém referir que esta qualificação baseia-seapenas na qualidade da água e não em parâmetros mais em abrangentes, como acontece com a classificação relativa à atribuição da bandeira azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário